7 anos depois… Ragnarok Online 2

Por volta de 2004 a Gravity (empresa sul-coreana de desenvolvimento de jogos, que ganhou destaque a partir de Ragnarok Online) começou a desenvolver o sucessor de sua mais lucrativa franquia, Ragnarok Online 2: The Gate of the World. Que acabou se mostrando um tremendo fracasso com cinco anos em fases de testes, período no qual foi destruído pela crítica, abandonado pelos players e consequentemente esquecido pela empresa, ganhando a alcunha de “vergonha” dos jogos onlines da empresa.

Esse fracasso de The Gate of the World se deu porque o jogo se apresentava como continuação de Ragnarok e nada tinha a ver com as histórias em mangá de Lee Myung-Jin ou com o MMORPG tradicional. Talvez se tivesse tido outro nome que não Ragnarok até tivesse dado certo!

4
olha só como os chars pareciam anões, lol

No final de 2009 a empresa decidiu retomar novamente o projeto largado, mantendo poucos membros da antiga equipe de desenvolvimento e sendo fiel a proposta de se tornar uma continuação em 3D e sucessor do RO. O jogo foi rebatizado de Ragnarok Online 2: Legend of the Second e teve o primeiro Closed Beta TEST realizado – apenas para quem tinha conta no The Gate of the World – entre 31 de Agosto a 6 de Setembro de 2010.

clip_image004

Como eu tinha jogado na primeira versão que era ridícula, pois os personagens era um bando de criancinha chibi tentando retratar o clima “cute cute” do Ragnarok 1 em um jogo que de parecido com o primeiro só tinha uma cidade e uns dois monstros, finalmente após uma saga de 6 anos esperando, pude jogar RO2 e dizer: CARALHO QUE JOGO FODA. O beta tava todo bugado, o servidor ficou apenas das 6 da manhã até meio-dia aberto – mentira, toda hora dava algum erro e ou o servidor fechava ou o meu PC travava – , tinha gente atravessando paredes, etc., mas isso é normal num beta – é pra isso que serve um CBT na verdade -, no entanto a sensação – mesmo com o jogo todo em coreano, completando as quests apenas seguindo as indicações visuais – era próxima a de que tive quando joguei RO1 pela primeira vez na vida.

O servidor fechou, o tempo foi passando e ocorreu mais um beta no começo deste ano, chamado de R-CARE TEST apena para quem jogou o CBT, onde por alguns dias novamente uma cambada de viciados em porings, lunáticos, general tartaruga e essas porras todas de RO1 puderam ver novamente os monstros, equipamentos, skills das calsses e cidades em 3D.

ScreenCapture_2011_07_15_11_32_59

Por fim na última semana a Gravity resolveu em cima da hora lançar um segundo CBT, no qual por alguns dias o servidor ficou aberto de 6 às 11 da manhã no horário de Brasília e nos últimos dois dias ficariam abertos o dia todo. Isso no mínimo é sinal de que um Open Beta vem vindo por aí, estavam fazendo stress test no servidor e etc, além de corrigindo alguns bugs de atravessar paredes, típico do sistema que o jogo é produzido, o Unreal Engine 2.5.

O gráfico do jogo está razoável, creio que ainda não está com as texturas renderinzadas ao máximo, no entanto já está atrativo o suficiente para hards players e não apenas aquela coisa “bonitinha” com cara de pedofilia japa como o RO1.

ScreenCapture_2011_07_15_08_09_26

A liberdade que você sente no jogo é muito interessante, os mapas são todos abertos com muito pouco “loading”; existe um sistema de “dual-life” no qual você pode escolher entre ser ferreiro, cozinheiro, alquimista e costureiro, o que te faz além de produzir itens muito melhores do que os dropados ou de NPCs, receber quests especificas que vão desenvolver certas características dos personagens como os guardiões. Há ainda um esboço de sistema de Karma que ainda não foi implementado, no qual o personagem pode seguir por três tendências: boa, ruim e neutra.

ScreenCapture_2011_07_15_13_29_25

A verdade é que RO2 tem toda sua base mitológica retirada de RO1 mas ao mesmo tempo é muito diferente deste. O jogo se passa numa época muito a frente, pelo que pude entender nos fóruns da vida é como se um novo ragnarok ( ~ crepúsculo dos deuses ~ )tivesse acontecido no universo criado por Lee Myung-Jin. O rei Tristã não é mais o grande senhor de Prontera; Izlude foi destruída pelo mar e por um ataque de monstros e foi reconstruída no topo de uma montanha; novas criaturas apareceram; etc. Em resumo podemos dizer que a estrutura geográfica e política dentro do jogo foi modificada com esses eventos. Não dá pra saber muito da história porque coreano é foda, nem adianta muito google translator, mas jogo tá repleto de shorts scenes como os RPGs tradicionais e lembra em seu sistema geral muito WoW. Particularmente considero um tanto quanto inevitável fugir de influencias ou comparações com WoW, mas como foi um CLOSED BETA, creio que ainda há muito tempo para modificações.

ScreenCapture_2011_07_15_17_32_23

ScreenCapture_2011_07_15_18_44_07
um pedaço de Prontera (a cidade do lag)

Eu disse que gostei de jogar no primeiro closed, no entanto a evolução gráfica e de jogabilidade foram gritantes. Há algumas merdas, é claro, os npcs tão vendendo os itens a preços absurdamente caros; o servidor está relativamente instável; as vezes o personagem simplesmente afunda no chão e você tem que deslogar; o sistema de transporte da Kafra voando agora em cima de uma vassoura ao invés de teleportar de uma vez é extremamente tosco; a cidade de Prontera e seu Esgoto estão absurdamente dando LAG e não é porque é pesada ou porque tenho internet ruim, é porque tem alguma coisa mal feita mesmo; as quests estão ridiculamente não criativas – mate fulano, pegue isso ou aquilo O TEMPO TODO -; etc.

ScreenCapture_2011_07_16_16_10_21

Como está em fase Beta tudo isso está perdoado se corrigido nas versões subseqüentes, particularmente estou ansioso pelos Open Betas e versão final deste jogo, fazia anos que eu não passava 40 horas seguidas logado em um MMORPG. E não é porque não procuro, simplesmente acho sem graça uma porrada de jogos que tem por aí hoje, todos com interface diferente mas em geral com o mesmo tipo de desenvolvimento, consegui com RO2 ter novamente alguma esperança que vou me matar pra pegar level em algum jogo online (grandes merdas, eu sei)! É isso, quem gosta de RO1 ou mesmo um bom MMORPG tente jogar os próximos betas do jogo Let’s RöK.

(teve uma coisa bizarra nesse ultimo closed beta, um brasileiro que tava na guild que eu me encontrava durante todos esses dias ganhou um 1 pad de 10 gigas num sorteio do servidor HA HA HA, se fosse num servidor BR, duvido que o filho da puta tivesse ganhado e talvez ele ganhe como prêmio no servidor coreano um ban, pois pra jogar é preciso falsificar identidade koreana! Esse é um carinha filha da puta de muita sorte e muito azar!)

ScreenCapture_2011_07_15_21_21_30

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentários

  • TsuNami KinG  On 18/07/2011 at 17:07

    eu joguei RO2 uns anos atrás num servidor americano, a única coisa que me chamou atenção no jogo foram as batalhas. O gráfico tinha algumas falhas e os monstros nos perseguiam até mudarmos de mapa -.- Espero que o RO2 fique melhor, adoraria jogá-lo mais uma vez ^^

    • agrt  On 18/07/2011 at 17:12

      O RO2 que tu jogou foi o THE GATE OF WORLD, que não existe mais. Falo isso pelo post, esse RO2 é como se fosse uma segunda tentativa de construir o jogo, é o RO2 THE LEGEND OF SECOND que tá muito muito muito melhor!

  • Rick  On 29/10/2011 at 9:51

    Com a Blizzard chegando no BR não acho que RO2 vingara em nada..
    Quem realmente joga pede por Bom Jogo, Niveis dos Jogadores (jogar com mulequinhos é foda) e principalmente um BOM SUPORTE.. e nisso a BLIZZARD é a melhor sem duvida…
    Acho mt falho falar se um jogo é bom ou não só em testa-lo, deve-se avaliar a empresa como um todo… Seu Software, Staff e Players. a Coreia exclui qualquer IP estrangeiro… Imagina solicitar suporte ??. Hehehe.
    E pelo historico BR, seria a LEVEL UP a empresa a oferecer o RO2, vc jogaria um jogo da LUG ? Rss
    Boa sorte aos player de RO2, pq a Blizzard realmente esta entrando no mercado BR e se chegar.. vai chegar parar ficar..

  • Vanessa  On 06/11/2011 at 22:34

    E quem disse que a Coréia não vai vender o RO2 pra Blizzard brasileira?-_____________-
    Quem falou que é a LUG que vai comprar?Todos já sabem que não,a LUG dá ban em qualquer um que fala de RO2 no fórum..isso tem um significado =X
    o que tem a ver a entrada de uma empresa com “rag vai ou não dar certo?” Ô___õ
    isso vai depender de qual jogo a Blizzard BR terá ¬_¬

  • lucas  On 15/01/2012 at 0:59

    pow como baixa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: